quinta-feira, 21 de julho de 2011

DIA DA VOVÓ


Mensagem à Vovó

 Dia 26 de julho é comemorado o dia da Vovó, essas pessoas tão maravilhosas, que contribuíram para a nossa formação e tem um papel tão importante na vida da sociedade.
Achamos algumas sugestões de programas e fizemos algumas adaptações. Espero que você aproveite!!

COISAS DA VOVÓ    

A LIÇÃO DE UM NETO
Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo, que, quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher, derramava sopa na toalha, e, quando, acertava a boca,deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
Seu filho e nora não aceitavam, achavam-no nojento,e porco e ficavam com nojo do pobre velho. Depois de algum tempo, acabaram obrigando o velho ase sentar em um canto atrás do fogão, levavam comida para ele numa tigela de barro, e o pior, nem lhe davam o bastante para matar a fome.
O velho olhava para a mesa com os olhos marejados, muitas vezes até chorava baixinho, porem com muita resignação orava e pedia a Deus pelo bem estar e pela harmonia familiar.
Um dia, muito nervoso, já traumatizado, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chãoe esta se quebrou. Sua nora, demonstrando grande rancor, olhou parao céu com ar de reprovação e suspirou fundo.
O velho, tal qual um cachorro que acabara de fazer algo errado apenas olhou entristecido para ela se encolheu. Depois deste episódio, a nora comprou um recipiente de madeira bem baratinha, e ali ele passou a comer todos os dias. Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, um garoto de oito anos, estavabrincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai. O menino respondeu:
-Estou fazendo um cocho, para o papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro.
Depois disso, trouxeram o velho de volta à mesa, e, desdeentão passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, passaram a ser compreensivos e pacientes.

http://www.portaldafamilia.org/scavos/pf_avos.shtml 
MÚSICA: Cristina Mel (Tempo de ser criança) uma música linda em homenagem a sua vó. 

MENSAGEM DE UM IDOSO
Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...
* Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...
* Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...
* Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...
* Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...
* Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...
* Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...
* Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...
* Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...
* Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade... A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor... Um pouco... Do muito que te dei um dia !!!

Dia da Vovó 

Aqui vai uma sugestão para fazer uma lembrança para as vovós e não esqueça de colocar dentro coisas que ela utilize no dia a dia: agulhas; canetas; bloquinho de anotações; carretéis de linha; tesourinhas, botões; etc.


                                                       

                        


                                                   
Fonte: http://fazendoartenaescola2.blogspot.com
Você poderá imprimir  no papel couchê  e dar como um diploma. Outra é imprimir num papel couchê mas diminuí-lo para tamnhão cartão. Cortá-lo e dar para as vovós.

                                   


                           DIA DA VOVÓ
diaavos

                          “A COROA DOS AVÓS SÃO OS FILHOS DOS FILHOS”
                                                                                          (Provérbios 17.6a)
Por Eriony Teixeira de Freitas Cardozo
Do livro Programas Especiais (Mãe, pai e família), publicado pela UFMBB.
Cenário
1- Painel: Uma pintura de uma vovó com uma coroa na cabeça e em cima o tema do programa.
2- Um mural com uma coroa grande desenhada na cartolina ou no isopor. Dentro desta coroa serão fixados recadinhos dos netinhos para as vovós.
3- Cartazes de cartolina com desenho de uma coroa e dentro delas versículos da Bíblia como: Salmos 71.9, Salmos 92.14, Provérbios 20.29, Provérbios 17.6. Ou, algumas frases dedicadas ao Dia da Vovó. Espalhar esses cartazes pelo salão onde será realizada a comemoração.

Executando a Programação
1 – Confeccionar um convite em formato de coroa. Distribuir com antecedência.
2 – Lembrança: Um porta-retrato feito de papel cartão amarelo no formato de uma coroa toda contornada de dourado e no meio a foto da vovó (pedida com antecedência para alguém da família sem que ela saiba). Coloque todas essas lembrancinhas em cima de uma mesa bonita. Entregar a cada vovó no final da comemoração.
3 – Fazer coroas de cartolina amarela e contornada com dourado (cola com purpurina) e nelas escrever de dourado: Vovó Sapeca, Vovó Simpatia, Vovó Coruja etc. Coloque na cabeça de todas as vovós e em seguida fazer o desfile em uma passarela.
4 – No final da programação, fazer um lanche.
5 – Louvor com cânticos antigos.
6 – Convidar algumas crianças e adolescentes para recitarem poesias dedicadas às vovós.
7 – Convidar uma pessoa para falar sobre o tema: “A coroa dos avós são os filhos dos filhos.”(Provérbios 17.6a), por 15 minutos.
8 – Social – Algumas das mulheres da MCA que sejam mais jovens se vestem de avós com trajes e penteado a rigor para apresentarem um coral com músicas dedicadas às vovós e alguns com versos antigos. (Se apresentar bem engraçado.)
9 – Presentear a vovó mais jovem, a mais velho, que tenha mais netos, que tenha neto mais novo etc.

Retirado do blog: www.ufmbb.org.br

2 comentários:

  1. No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
    Acho que deve-se sim fazer uma programação para valorizarmos a família, porém não atrelado a festividades católicas.

    ResponderExcluir